Blog MX1

Comunicado oficial: Campeonato Brasileiro de Enduro - adequação do calendário face à Covid-19

Temporada 2020 pode ser retomada durante o mês de julho

Crédito: Redação MX1.com.br - Foto: Rogério Leite / Dines Zamai

Primeira etapa foi realizada em Itapema (SC)

Enduro | 21/04/2020

O Campeonato começou como deveria, mas devido pandemia do Coronavírus, atitudes necessárias foram tomadas. Aguardamos atentamente a evolução dos acontecimentos. Até o momento temos estas pré-definições.

Realmente ninguém estava, ou está preparado por um acontecimento tão impactante em termos globais como uma pandemia. Em primeiro momento seguimos a orientação da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) coincidente com orientações das entidades governamentais bem como dos órgãos de saúde, a fim de evitar aglomerações e engajarmos na "luta" para minimizar o impacto e disseminação do Coronavírus. Suspendemos inicialmente as atividades por um período de 60 dias.

Hoje passados mais de 30 dias de paralisação dos eventos, após inúmeras conversas com os mais diversos setores: organizadores, parceiros, federações, equipes, pilotos, colaboradores, interessados, envolvidos e apaixonados pelo motociclismo no Brasil e no mundo, a Comissão de Enduro conseguiu formatar um planejamento para nortear nossas perspectivas e atitudes futuras. Acredito ser de consenso geral, mas é claro, para ser efetivamente implementada, depende da evolução dos fatos bem como de autorizações de órgãos governamentais.

Outro fato é que as provas do Campeonato Brasileiro são agregadoras, ou seja, realizadas em conjunto com campeonatos estaduais e regionais, sendo provas de referência por onde passa. Este fator nos trás a real possibilidade de realização, tanto em número de participantes, quanto em termos organizacionais, bem como viabilidade financeira, pois a união de todos os esforços possíveis será fundamental neste momento. Também deve ser considerado, a diminuição do apoio do poder publico, que neste momento tem o foco prioritário na saúde e no fomento da economia local. Aí sim, no momento de retomada das atividades econômicas a realização de eventos esportivos se justifica e poderá contribuir significativamente. É claro dentro das possibilidades.

Opções de ajuste no calendário 2020:

- Itapema (SC): 6, 7 e 8 de Março, REALIZADA;

- Nova Bréscia (RS): foi SUSPENSA, está ADIADA, poderá ser TRANSFERIDA ou até, em última instância, CANCELADA;

- Marzagão (GO): prevista para 23 e 24 de Maio, TRANSFERIDA para 28 e 29 de Novembro, será a final do Campeonato 2020, mantém todas as categorias do Brasileiro, mais Feminina e Youth. Em conjunto com o Campeonato Goiano;

- Carmópolis (MG): prevista para 20 e 21 de Junho, TRANSFERIDA, para 12 e 13 ou 26 e 27 de Setembro, mantém todas as categorias do Brasileiro, mais Feminina. Em conjunto com o Campeonato Mineiro;

- Aracruz (ES): prevista para 11 e 12 de Julho, POSSÍVEL, aguardamos a evolução dos fatos para confirmação, Hoje estamos a 90 dias da prova, é possível fazer o adiamento para 29 e 30 de Agosto, mantém todas as categorias do Brasileiro, mais todas KIDS. Em Conjunto com o Campeonato Capixaba;

- Pinhais (PR): prevista para 8 e 9 de Agosto, POSSÍVEL, aguardamos a evolução dos fatos, mantém todas as categorias do Brasileiro. Em conjunto com o Campeonato Paranaense;

- Patrocínio (MG): prevista para 26 e 27 de Setembro, TRANSFERIDA, para 10, 11 e 12 de Outubro, feriado Nossa Senhora da Aparecida, mantém todas as categorias do Brasileiro, mais Feminina, mais todas KIDS. Em Conjunto com o Campeonato Mineiro;

- A SER DEFINIDA: 31 de Outubro, 01 e 02 de Novembro, feriado de Finados, pode ser realizada a prova do Rio Grande do Sul, depende da confirmação local. Existe ainda uma prova "CORINGA" que durante a montagem do Campeonato 2020 se propôs a compor o calendário, mas como todas as propostas foram confirmadas, não foi possível, agora nesta situação, pode ser que dependendo da evolução seja viável.

A situação que a humanidade esta passando é totalmente inédita, e sabidamente instável, seremos transparentes e objetivos, pois cada cidade e/ou região tem suas necessidades, particularidades e é claro autoridades, leis e conveniências locais que temos de respeitar.

A intenção deste plano de ação é viabilizar a complementação das 14 etapas propostas inicialmente, ou no mínimo 12, previstas no regulamento. Sendo assim para abrir mais possibilidades de atingir este objetivo agendamos 2 provas em feriados nacionais, pois deixa a possibilidade (se necessário) de serem feitas etapas em 3 dias, assim realizando 2 provas de 3 dias, poderemos substituir uma ou mais etapas que por algum motivo seja(m) inviabilizada(s) impositivamente pelos acontecimentos futuros.

Opções de Calendário (possível):

- 6, 7 e 8 de Março - Itapema, SC - REALIZADA;

- 11 e 12 de Julho - Aracruz, ES, possível transferência para 29 e 30 de Agosto;

- 8 e 9 de Agosto - Pinhais, PR;

- 12 e 13 de Setembro - Carmopólis, MG, possibilidade 26 e 27 de Setembro;

- 10, 11 e 12 de Outubro - Patrocínio, MG;

- 31 de Out, 1 e 2 de Nov - A DEFINIR;

- 28 e 29 de Novembro - Marzagão, GO.

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2020 é patrocinado por Honda, coopatrocinado por IMS e conta com o apoio de: MXF Motors, Beta Brasil, Borilli, Airoh Helmet, Programa bLU cRU Yamaha, Motorex, Motul, Edgers, Race Tech, Sig Visual, Parts 57, MR Pro Braces, Tech Ride, DYVA, BMP, Circiut Equipament, Dirt Racing, BMS, Galfer, RTech, All Balls, Wossner, Jeri Adventure Ride, Brasil Moto Tour, Receptivo Itália, Adven Tour Brasil, Freeride Spirit e Planetour agencia de viagens.