Blog MX1

Brasileiro de Motocross 2020 - 1ª etapa - Penha - SC - Destaques

Paulo Alberto lidera MX1 e Elite MX em disputa ponto a ponto com Anthony Rodriguez e Carlos Campano

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Tatá Mello, Idário Café e Tiago Lopes

Largada da categoria Elite MX

Motocross | 02/10/2020

A espera valeu a pena. As principais categorias do Campeonato Brasileiro de Motocross deram um show no último domingo de setembro, dia 27, na pista ao lado do Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), a mesma construída em 2012 para sediar o Mundial de Motocross.

+ Brasileiro de Motocross 2020 - 1ª etapa - Penha - SC - Resultados MXF, MX2, MX1, MXJR, MX3 e MX Elite

+Brasileiro de Motocross: Resultados, fotos e vídeos das categorias MX4 e MX5

+ Brasileiro de Motocross 2020 - 1ª etapa - Penha - SC - Resultados 50cc, 65cc e MX2JR

Nos bastidores não faltaram novidades, entre elas a estreia de dois campeões da MX2 na classe MX1, Fabio Santos (Yamaha Monster Energy Geração) e Gustavo Pessoa (Pro Tork KTM Racing Team), além de um novo gringo também na categoria principal, o venezuelano Anthony Rodriguez, novo contratado da equipe Honda Racing.

Paulo Alberto

Bastante movimentadas, as corridas que completaram a primeira etapa da temporada só foram definidas nos últimos momentos e consagraram Paulo Alberto (Yamaha Monster Energy Geração) na MX1 e na Elite MX, em disputas acirradas com Rodriguez e seu companheiro de equipe Carlos Campano.

Na primeira bateria da MX1, Anthony Rodriguez superou seu parceiro de time Jetro Salazar - que machucou um pé durante os treinos e teve dificuldade para manter o ritmo - ainda no início liderando praticamente toda a prova. Mesmo assim não foi uma bateria tranquila para ele que no final teve que segurar a pressão de Carlos Campano.

Anthony Rodriguez, Carlos Campano e Paulo Alberto

Anthony liderou ainda a bateria da MX Elite, que também é válida como segunda corrida da MX1, mas desta vez não resistiu ao ataque de Paulo Alberto que faturou a vitória e o topo do pódio das duas categorias. "Primeira bateria não fui muito bem porque não estava fazendo uma seção da pista que os outros pilotos faziam - aquela parte dos dois kings que viravam um duplo. Demorei um pouco para fazer e perdia bastante tempo lá. Na segunda bateria, larguei em quinto, mas sabia que tinha que dar tudo para vencer. Consegui melhorar naquela seção do king e imprimir um bom ritmo. Ganhamos a bateria e começamos na liderança, o que é muito bom", disse o português.

Campano repetiu na Elite o segundo lugar e na soma das baterias acabou como terceiro da MX1. "Terminei a um ponto apenas da liderança na MX1. Foi uma briga muito legal, tive que fazer muitas ultrapassagens. A pista estava muito difícil, me senti a vontade, apenas de alguns erros, não consegui acertar muito as largas. Não saio 100% satisfeito porque queria ter ganhado, mas briguei até o fim, o rendimento foi bom", avaliou.

Anthony Rodriguez

Rodrigues somou os mesmos 45 pontos que Paulo Alberto, mas como o desempenho na prova decisiva tem um peso maior acabou em segundo. "Foi um bom dia, mostrei a minha velocidade e sei que posso render ainda mais. Vou treinar e investir na preparação física, sei que ainda não estou na minha condição ideal após tantos meses sem competir", comentou.      

Pepê Bueno

A MX2 começou com um bom embate entre Pepê Bueno e Fred Spagnol. Depois de liderar, Spagnol acabou superado pelo rival, mas se recuperou na hora decisiva para vencer a primeira bateria. Na segunda, da Elite, Pepê foi o piloto mais rápido da MX2 e, com o rival terminando apenas em quinto, garantiu a vitória na etapa.

"Começamos o campeonato bem. Na primeira bateria, estava um pouco ansioso por ser a etapa de abertura, então aconteceram alguns erros normais. Já na segunda, consegui administrar melhor e fazer uma boa corrida na bateria promocional da Elite MX para garantir a vitória na MX2. Começar na liderança é sempre bom, mas ainda temos muito trabalho pela frente", destacou o paranaense.

Roosevelt Assunção

A MX3 teve domínio de Roosevelt Assunção que fez sua estreia pela equipe satélite Circuit Honda e abriu 37 segundos do segundo colocado Marcus Ribeiro. Rodrigo Taborda completou o pódio na terceira colocação.

Grande novidade da classe MXF, o retorno da multicampeã Mariana Balbi as competições criou a expectativa de um bom embate com a atual campeã Maiara Basso. Mas, depois de largar na frente, Maiara conseguiu impor seu ritmo e foi abrindo vantagem pouco a pouco com a rival na segunda posição.

Pódio MXF

Na última volta, com Maiara contando com ampla vantagem, a prova parecia definida. Só que nessa hora valeu a velha máxima: corrida só termina na bandeirada! Maiara sofreu uma leve queda em uma parte descompensada do circuito e teve grande dificuldade para levantar a moto. Foi a brecha que Mariana precisava para passar e vencer! Maiara ainda conseguiu um frustrante segundo lugar, seguida por Tayná Zolet.    

Mariana Balbi

Bernardo Tibúrcio, que no dia anterior faturou a categoria 65cc, repetiu a dose na MXJR. Comandando a corrida desde o começo, o mineiro terminou seguido por Garmichel Giehl e Rafael Becker. Gabriel Bilhar e Felipe Marques completaram os cinco primeiros colocados.

A segunda etapa do Brasileiro de Motocross movimenta novamente o parque Beto Carrero apenas uma semana depois do evento de abertura do campeonato, nos dias 2, 3 e 4 outubro.

Maiara Basso

Classificação do campeonato Brasileiro de Motocross 2020

MX Elite
1. Paulo Alberto, 25
2. Carlos Campano Jimenez, 22
3. Hector Anthony Rodriguez Dos Santos, 20
4. Fabio Aparecido Dos Santos, 18
5. Jean Carlo Ramos, 16
6. Jetro Salazar, 15
7. Humberto Alejandro Martin Garaicoechea, 14
8. Gustavo Pessoa De Souza, 13
9. Pedro Henrique Rosa Bueno, 12
10. Lucas Moraes Dunka, 11

MX1
1. Paulo Alberto, 45
2. Hector Anthony Rodriguez Dos Santos, 45
3. Carlos Campano Jimenez, 44
4. Gustavo Pessoa De Souza, 33
5. Jean Carlo Ramos, 32
6. Jetro Salazar, 29
7. Humberto Alejandro Martin Garaicoechea, 26
8. Rafael Da Silva Faria, 26
9. Caio Lopes Fernandes, 23
10. Cassio Anacleto Espindola, 20

MX2
1. Pedro Henrique Rosa Bueno, 47
2. Frederico Molina Spagnol, 41
3. Lucas Moraes Dunka, 40
4. José Felipe Mombach, 40
5. Gabriel Bohrer Andrigo, 32
6. Reginaldo Ribeiro Tayt-sohn Junior, 30
7. Joaquim Antonio Neto, 26
8. João Vitor Pereira Xavier, 24
9. Leonardo De Souza, 23
10. Athalo Araujo Brito, 20

MXF
1. Mariana Napoles Balbi, 25
2. Maiara Basso, 22
3. Tayna Zolet, 20
4. Tatiane Aparecida Poltronieri, 18
5. Thais De Castro Nascimento, 16
6. Eduarda Guilardi Conzatti, 15
7. Larissa Dalló Laira, 14
8. Carolina Vitoria Dionisio, 13
9. Camilla Vitoria Dionisio, 12
10. Ana Claudia Fietz, 11

MXJR
1. Bernardo Eto Tiburcio, 25
2. Garmichel Rodrigues Giehl, 22
3. Rafael Becker, 20
4. Gabriel Marcolin Bilhar, 18
5. Felipe De Menezes Marques, 16
6. Ivo Petras Kurahashi Konell, 15
7. Pietro Dalla Nora Piroli, 14
8. José Arantes Braulio, 13
9. João Maurício M Torres, 12
10. Kaua Fonte Lima, 11

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1