Blog MX1

Brasileiro de Enduro espera cerca de 200 pilotos no Rio Grande do Sul

Nova Bréscia recebe quinta e penúltima etapa do campeonato

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Foto: Sérgio Gonçalves

Brasileiro de Enduro pronto para a 5ª rodada da temporada 2021

Enduro | 21/09/2021

Com cerca de 3.300 habitantes, a cidade de Nova Bréscia, no Rio Grande do Sul, recebe pela terceira vez na história uma prova do Campeonato Brasileiro de Enduro. A competição será realizada neste fim de semana (25 e 26/9) e vale como a quinta e penúltima rodada dupla da temporada 2021, além de somar pontos para o Campeonato Gaúcho da modalidade.

+ Brasileiro de Enduro com chuva e trilhas lisas em Aracruz (ES)

O pequeno município também fez parte do Brasileiro de Enduro nas temporadas 2014 e 2019. "Esperamos em torno de 200 pilotos para o final de semana de provas, entre competidores do Brasileiro e do campeonato estadual. A expectativa é de que, mais uma vez, tudo saia dentro do planejado e de forma muito organizada", explica Ricardo Zambiasi, o Sekinha, presidente do Mentirosos Moto Clube, responsável pela organização local do evento.

O percurso total da prova soma 48 quilômetros, incluindo três especiais (trechos cronometrados): Enduro Teste KTM, com 4,3 km; Enduro Teste Honda, com 5,4 km; e Cross Teste TM DYVA, com 4,2 km. Os pilotos completarão três voltas no circuito, tanto no sábado quanto no domingo, sendo que a primeira passagem pelas especiais servirá como reconhecimento.
 
"Preparamos trilhas e especiais para garantir a diversão dos pilotos e, ao mesmo tempo, exigir conhecimento e técnica de todos. Durante o percurso, eles encontrão dificuldades no caminho, como pedras e raízes. Esperamos que o clima se mantenha firme, a previsão é de sol. Na prova de 2019, tivemos chuva e muita lama, o que trouxe bastante dificuldade", lembra.

A organização continua atenta com relação aos protocolos de prevenção ao coronavírus, os quais devem ser cumpridos por todos os participantes. "Será obrigatório o uso de máscara e pediremos que o público presente, pilotos e equipes mantenham distanciamento. Orientamos os espectadores a buscar locais abertos e amplos para acompanhar a prova, evitando aglomerações. É o caso das especiais, que acontecem em pontos abertos. Será disponibilizado álcool em gel também", conclui Sekinha.

Líderes - O Brasileiro de Enduro 2021 já realizou rodadas duplas em Itapema (SC), Patrocínio (MG), Novo Horizonte (SC) e Aracruz (ES). Na prova gaúcha, haverá disputas para 12 categorias. Confira quem irá defender a ponta da tabela no fim de semana: Fernando Juruna (categoria E1 / equipes Italian Racing Parts e Q4), Rômulo Bottrel (categoria E2 / Pro Tork), Vitor Borges Garcia (E3 / TM & IRP Team), Patrik Capila (EJ / MXF), Alexandre Valadares (E4 / Q4), Felipe Wermuth (E35), Rodrigo da Silva (E40 / Q4), Fernando Spindler (E45), Laurindo Zatorski Filho (E50), Manoel Simas (E55), Jonas Sawan (EAmador Nacional) e Maurício de Quadros (EAmador Importada).
 
Nas outras classes, os atuais líderes são Bárbara Neves (EF / equipe Honda Racing), Jean Zandonadi (Youth), Pedro Henrique Spindler (Infantil), Estevão Rangel (Cadete), Danilo Sfalsim (Juvenil) e Gabriela Azevedo (Feminina Kids).

Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 - 5ª prova - Nova Bréscia (RS)

Base do evento: Praça da Matriz
Data: 25 e 26/9
Categorias: E1, E2, E3, E4, EJ, E35, E40, E45, E50, E55, EAmador Nacional e EAmador Importada
Inscrições: www.brasileirodeenduro.esp.br/inscricao

Programação*

24/9 (Sexta-feira)
Das 14h às 18h - Funcionamento da secretaria de prova
19h30 - Briefing para pilotos e equipes (local: Sabor Bresciense)

25/9 (Sábado)
Das 7h30 às 9h - Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado
9h30 - Largada dos dois primeiros pilotos
16h - Pre-finish
16h20 - Condução das motos ao Parque Fechado
20h - Divulgação dos resultados oficiais

26/9 (Domingo)
8h30 - Largada dos dois primeiros pilotos
15h - Condução das motos ao Parque Fechado
16h30 - Divulgação dos resultados oficiais

* A programação está sujeita a alterações.

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 é patrocinado por Honda, copatrocinado por TM Racing, DYVA e KTM e tem o apoio de Motorex, Edgers, Tech Ride, Airoh Helmet, MR Pro Braces, Borilli Racing, Race Tech, Parts 57, Sig Visual, BMP, BMS Racing, Soul MX Trilha, America Sports, Motofire, Dica, MCorse, Bamba Racing, Freeride Spirit, Jeri Adventure Ride, AdvenTour Brasil, Brasil Moto Tour, Café 3Z e Federação dos Cafeicultores do Cerrado. A prova de Nova Bréscia (RS) conta com o apoio de Mentirosos Moto Clube, Federação Gaúcha de Motociclismo e AGPE (Associação Gaúcha de Pilotos de Enduro).

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1