Blog MX1

Brasileiro de Enduro com chuva e trilhas lisas em Aracruz (ES)

Confira a classificação do campeonato após a quarta rodada da temporada 2021

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Alberto Barbosa e Sérgio Gonçalves

Bruno Crivilin

Enduro | 09/08/2021

A quarta rodada do Campeonato Brasileiro de Enduro teve fim neste domingo (8/8), após dois dias de disputas na região de Aracruz, no Espírito Santo. A chuva e o chão liso foram desafios extras para cerca de 200 pilotos inscritos, sendo que o evento também somou pontos para o Campeonato Capixaba da modalidade. O grande destaque da prova foi o piloto local Bruno Crivilin, da equipe Honda Racing, vencedor da categoria E1 - da qual é o atual tricampeão nacional - e único representante brasileiro no Mundial de Enduro.

Vencedor E2 Brasileiro de Enduro Aracruz

Esta foi a oitava vez que a cidade capixaba sediou a competição. O Enduro de Aracruz, responsável por introduzir a modalidade no Espírito Santo, mais uma vez foi um sucesso. "O evento se reafirma como uma das provas mais tradicionais do Brasileiro de Enduro", explica Maurício Brandão, promotor do campeonato. "Foi uma grande prova. No sábado, caiu uma chuvinha, o que dificultou as coisas na trilha. Para o domingo, tomamos algumas providências para adequar a prova à chuva, e deu tudo certo. Sem dúvidas para os pilotos o fator climático foi um desafio extra", continua.

Vinicius Calafati líder da categoria E2 Brasileiro de Enduro

O evento teve como base a Praça da Paz e trouxe percurso de cerca de 53 quilômetros. Houve três especiais (trechos cronometrados): O Enduro Teste KTM, com 2,8 km; o Enduro Teste TM/DYVA, com 4,5 km; e o Cross Teste Honda, de 4,2 km, palco das disputas para as categorias Kids, direcionadas aos jovens talentos.

Categoria EJ brasileiro de enduro

"Outro ponto positivo foi realizarmos a prova com todo o estado do Espírito Santo em ‘bandeira verde’ com relação à pandemia. A cidade nos recebeu muito bem e cumprimos as normas de prevenção ao coronavírus. O balanço da prova foi muito positivo, temos confiança de que a situação da pandemia vai continuar melhorando, para podermos realizar os nossos eventos tão apaixonantes com ainda mais tranquilidade", conclui Brandão. A quinta e penúltima prova do Brasileiro está marcada para os dias 25 e 26 de setembro, em Nova Bréscia (RS).  

4ª etapa do Brasileiro de Enduro

Confira o que disse grande parte dos vencedores da prova de Aracruz:

Bruno Crivilin (equipe Honda Racing, vencedor da categoria E1) - "Estar na minha cidade é contagiante, a energia da minha família e dos amigos, que sempre me acompanham. O incentivo é uma das coisas mais importantes para um atleta. Acredito que a edição desse ano foi a que teve chão mais liso, por conta da chuva. O clima molhado foi uma novidade, mas enduro é assim mesmo. Um dia está seco, no outro tem chuva, e a gente tem que se habituar e andar forte independente das condições."

Enduro Aracruz (ES)

Rômulo Bottrel (equipe Pro Tork, vencedor da E2) - "Foi uma prova difícil, uma hora chovia e outra ficava mais seco. O terreno de Aracruz é bem duro, o que deixa o chão muito liso quando chove. Eu me concentrei bastante para poder ser constante. Esse foi o maior desafio, porque todo mundo está acelerando muito, então tive que correr sempre no limite."

Pasto Brasileiro de Enduro Aracruz (ES)

Crispy Arriegada (equipe KTM Brasil, vencedor da E3) - "Faz um ano e meio que eu não competia. Estava um pouco parado, mas fiquei muito feliz por voltar a Aracruz, uma cidade muito bonita. A prova estava ótima, gostei muito das especiais. Eu me senti muito confortável com a minha moto, estou muito contente pela KTM Brasil ter tornado isso possível."

Vencedor E35 Brasileiro de Enduro Aracruz

Luciano Drumond Rocha (vencedor da EJ) - "Encaixei um ritmo muito bom durante os dois dias de prova. Mantive a concentração e cometi o mínimo de erros possível. Saio com a vitória em Aracruz e estou muito contente."

Alexandre Valadares (equipe Q4, vencedor da E4) - "A prova foi muito boa. Andei bem no sábado, o trajeto não estava molhado. Já no domingo sofri um pouco porque levei um tombo, foi mais complicado. Apesar disso, deu tudo certo no final."

Vencedor E40 Brasileiro de Enduro Aracruz

Diogo Andrade (vencedor da E40) - "Eu estou fora do Campeonato Brasileiro esse ano, mas como a prova de Aracruz é perto de casa quis vir competir e rever os amigos. Foi muito bom. O pessoal adora, o Enduro é muito forte no Espírito Santo."

Jober Zambaldi (vencedor da E45) - "Estou em casa, com a família prestigiando a gente, e hoje ainda é Dia dos Pais. Foi uma prova dura, muito complicada por conta da chuva, mas tudo deu certo. Eu me diverti bastante, mais uma vez."

Trilha Brasileiro de Enduro em Aracruz (ES)

Laurindo Zatorski Filho (vencedor da E50) - "Estou muito feliz em ganhar novamente em uma prova dura. O trajeto estava pesado e com barro, deu tudo certo e consegui me sair bem."

Manoel Simas (vencedor da E55) - "Foi pesado, eu não estava esperando a chuva, o que tornou tudo mais difícil. A prova foi desafiadora e foi muito legal."

Vencedora da categoria Feminina Brasileiro de Enduro Aracruz

Larissa dos Santos (vencedora da EF) - "Foi uma experiência muito boa. Foi a minha primeira vez no Brasileiro de Enduro. Eu não estava esperando a chuva. Foi muito bom, mas difícil também, e espero voltar na final do campeonato."

Anderson Simoni (vencedor da EAmador Nacional) - "Foi a minha primeira vitória na temporada, eu estava afastado há dois anos da competição. Resolvi voltar para essa etapa e o desempenho está longe do que consigo fazer, mas consegui ganhar os dois dias."

Vencedor categoria EAmador Enduro Aracruz

Claudiney Couto (vencedor da EAmador Importada) - "Estou muito feliz com a minha primeira vitória. Foi uma prova bem dura, com especiais lisas e chuva neste domingo. Levei uma punição no primeiro dia e fiquei em terceiro, mas no segundo dia consegui andar bem regular, sem cair, e conquistei o primeiro lugar. O resultado me deixou muito feliz."

Jean Zandonadi (equipe Motofire, vencedor da Youth) - "Foi uma prova um pouco diferente do normal, durante o dia tivemos climas diferentes como sol, chuva. Foi uma prova completa mesmo, consegui andar bem os dois dias e terminar com a primeira colocação."

Vencedor E55 enduro Aracruz

Pedro Henrique Silva (vencedor da Infantil) - "Foi legal demais. Vou para a próxima prova tentar ganhar de novo. O meu troféu foi dedicado ao meu pai pelo Dia dos Pais."

Estevão Rangel (equipe BC11, vencedor da Cadete) - "Essa vitória com certeza aumenta a minha confiança. Tive um desempenho muito bom na corrida. Tinha bastante lama, mas consegui andar bem."

Enduro Teste Brasileiro de Enduro em Aracruz (ES)

Danilo Sfalsim (equipe BC11, vencedor da Juvenil) - "Tem uma pressão, mas eu gosto bastante de correr em casa em Aracruz. Ver todos em volta da pista me dá uma motivação a mais, foi muito bom. A chuva atrapalhou um pouquinho, mas consegui fechar a prova bem, na primeira colocação."

Gabriela Azevedo (vencedora da Feminina Kids) - "Está sendo muito legal competir no Brasileiro, eu gosto muito. Eu vinha com o meu pai, que sempre foi do meio e esteve nas provas, e uma vez resolvi correr. Gostei muito e não parei mais."

4ª etapa do Brasileiro de Enduro em Aracruz (ES)

Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 - Classificação após quatro provas (três primeiros)

E1
1º - Fernando Juruna - 212 pontos
2º - Bruno Crivilin - 200 pontos
3º - Loandro Anton - 188 pontos

E2
1º - Rômulo Bottrel - 235 pontos
2º - Vinicius Calafati - 197 pontos
3º - Ian Salazar - 120 pontos


E3
1º - Vitor Borges Garcia - 224 pontos
2º - Nicolás Rodriguez - 222 pontos
3º - Lucas Dunka - 100 pontos


EJ
1º - Patrik Capila - 229 pontos
2º - Luciano Drumond Rocha - 204 pontos
3º - João Pedro Martini - 169 pontos


E4
1º - Alexandre Valadares - 227 pontos
2º - Felipe Legarrea - 217 pontos
3º - Flávio Volpi - 212 pontos


E35
1º - Felipe Wermuth - 205 pontos
2º - Gustavo Pellin - 200 pontos
3º - Aloizio de Assis Filho - 189 pontos

E40
1º - Rodrigo da Silva - 223 pontos
2º - Adriano de Ávila - 217 pontos
3º - Luciano de Menezes - 146 pontos

E45
1º - Fernando Spindler - 190 pontos
2º - Márcio Tazinazzo - 158 pontos
3º - Orlei Brazaca - 143 pontos

E50
1º - Laurindo Zatorski Filho - 247 pontos
2º - Levi Tesch - 161 pontos
3º - Júlio César Pereira - 151 pontos

E55
1º - Manoel Simas - 150 pontos
2º - Fabio Filipponi - 52 pontos
3º - Cícero Kuntz - 50 pontos

EF
1º - Bárbara Neves - 100 pontos
2º - Larissa dos Santos - 50 pontos
3º - Isadora Tavares - 44 pontos

EAmador Nacional
1º - Jonas Sawan - 184 pontos
2º - Leandro Dias - 175 pontos
3º - Paulo Augusto Telles - 154 pontos

EAmador Importada
1º - Maurício de Quadros - 242 pontos
2º - Jonathan Araújo - 208 pontos
3º - Claudiney Couto - 196 pontos

Youth
1º - Jean Zandonadi - 200 pontos
2º - Vinícius Aguilar - 160 pontos
3º - Frederico Rangel - 131 pontos

Infantil
1º - Pedro Henrique Spindler - 87 pontos
2º - Pedro Henrique Silva - 50 pontos
2º - Pedro Henrique Eigerti - 44 pontos

Cadete
1º - Estevão Rangel - 100 pontos
2º - Mateus Antunes - 44 pontos
3º - Davi Freitas - 40 pontos

Juvenil
1º - Danilo Sfalsim - 100 pontos
2º - Yuri Fadini - 88 pontos
3º - Pedro Ferro - 84 pontos

Feminina (Kids)
1º - Gabriela Azevedo - 97 pontos
2º - Kamile Martins - 91 pontos

Resultados (três primeiros) / 4ª prova - Aracruz (ES)

E1
1º - Bruno Crivilin - 50 pontos
2º - Fernando Juruna - 44 pontos
3º - Luciano Paiva - 40 pontos

E2
1º - Rômulo Bottrel - 47 pontos
2º - Vinicius Calafati - 47 pontos
3º - Luiz Felipe Zavarize - 38 pontos

E3
1º - Crispy Arriegada - 50 pontos
2º - Nicolás Rodriguez - 44 pontos
3º - Vitor Borges Garcia - 40 pontos

EJ
1º - Luciano Drumond Rocha - 47 pontos
2º - Felipe Cantu - 42 pontos
3º - Patrik Capila - 40 pontos

E4
1º - Alexandre Valadares - 45 pontos
2º - Felipe Legarrea - 43 pontos
2º - Flávio Volpi - 42 pontos

E35
1º - Gustavo Pellin - 50 pontos
2º - Phabulo Calheiros - 44 pontos
3º - Felipe Wermuth - 40 pontos

E40
1º - Diogo Andrade - 47 pontos
2º - Jomar Grecco - 45 pontos
3º - Rodrigo da Silva - 40 pontos

E45
1º - Jober Zambaldi - 50 pontos
2º - Jean Carlos Hoffmann - 40 pontos
3º - Marcelon Bonomo - 38 pontos

E50
1º - Laurindo Zatorski Filho - 50 pontos
2º - Antônio Celso de Abreu - 44 pontos

E55
1º - Manoel Simas - 50 pontos
2º - Luiz Alberto Croce - 44 pontos
3º - Wagner Ricardo Guimarães - 20 pontos

EF
1º - Larissa dos Santos - 50 pontos
2º - Isadora Tavares - 44 pontos

EAmador Nacional
1º - Anderson Simoni - 50 pontos
2º - Jonas Sawan - 42 pontos
3º - Paulo Augusto Telles - 38 pontos

EAmador Importada
1º - Claudiney Couto - 45 pontos
2º - Maurício de Quadros - 45 pontos
3º - Leonardo Kauffmann - 40 pontos

Youth
1º - Jean Zandonadi - 50 pontos
2º - Bernardo Tiburcio - 42 pontos
3º - Frederico Rangel - 40 pontos

Infantil
1º - Pedro Henrique Silva - 50 pontos
2º - Pedro Henrique Eigerti - 44 pontos
3º - Pedro Henrique Spindler - 40 pontos

Cadete
1º - Estevão Rangel - 50 pontos
2º - Davi Freitas - 40 pontos
3º - Theo Cravo - 36 pontos

Juvenil
1º - Danilo Sfalsim - 50 pontos
2º - Yuri Fadini - 44 pontos
3º - Gabriel Kons - 38 pontos

Feminina (Kids)
1º - Gabriela Azevedo - 50 pontos
2º - Kamile Martins - 44 pontos

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 é patrocinado por Honda, copatrocinado por TM Racing, DYVA e KTM e tem o apoio de Motorex, Edgers, Tech Ride, Airoh Helmet, MR Pro Braces, Borilli Racing, Race Tech, Parts 57, Sig Visual, BMP, BMS Racing, Soul MX Trilha, America Sports, Motofire, Dica, MCorse, Bamba Racing, Freeride Spirit, Jeri Adventure Ride, AdvenTour Brasil, Brasil Moto Tour, Café 3Z e Federação dos Cafeicultores do Cerrado. A prova de Aracruz (ES) conta com o apoio da Prefeitura Municipal, da Federação Capixaba de Motociclismo e do Trail Clube Tribo da Trilha.

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1