Blog MX1

AMA Supercross retoma temporada 2021 com vitória de Eli Tomac no Atlanta Motor Speedway

Também no pódio, Cooper Webb amplia liderança na classe 450

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Align Media e Feld Entertainment

Eli Tomac

Supercross | 11/04/2021

O Monster Energy AMA Supercross voltou neste sábado (10) com a 13ª etapa de 2021 abrindo a série de três provas no Atlanta Motor Speedway com um evento diurno. Depois de um intervalo de 3 semanas, Eli Tomac (Kawasaki) usou sua experiência, velocidade e paciência paravencer pela terceira vez n a temporada, superando Chase Sexton (Honda) com praticamente uma volta para a bandeirada. Cooper Webb (KTM) completou o pódio ampliando a vantagem na liderança do campeonato. Na categoria 250 Oeste, Nate Thrasher (Yamaha) venceu pela primeira vez.

Chase Sexton

Uma longa e exigente pista, com um estilo que lembra o de Daytona, foi preparada para a primeira corrida da série em Atlanta. Aaron Plessinger (Yamaha) agarrou o holeshot da categoria 450 e rapidamente abriu vantagem. As fortes chuvas que caíram no dia fizeram com que os pilotos tivessem pouco tempo na pista antes da final, quando o céu estava limpo na Geórgia e o circuito em boas condições, mas esburacado. Plessinger conseguiu mais de cinco segundos da margem sobre Cooper Webb e parecia destinado a conquistar sua primeira vitória na categoria principal. Webb, além de não conseguir atacar o primeiro colocado, não resistiu a pressão de Chase Sexton que, sem enfrentar grande resistência, passou por ele numa seção de costelas.

Cooper Webb

Com a prova reduzida para 18 minutos (mais uma volta) e pouco mais da metade cumprida, Plessinger caiu após deixar a frente escapar. Sexton herdou a liderança enquanto Tomac pressionava Webb pelo segundo lugar. Não demorou para a ultrapassagem ocorrer no mesmo ponto que Webb havia perdido a posição para Sexton. A partir daí, Tomac aumentou a pressão diminuindo a diferença para o líder para menos de um segundo. Quando Sexton foi atrapalhado por um retardatário, já prestes a receber a bandeira branca de última volta, Tomac viu a oportunidade e assumiu a liderança. Sexton não conseguiu reagir e o piloto do Colorado confirmou a vitória. Webb completou em terceiro e Jason Anderson foi o quarto colocado.

Jason Anderson

Chegando tão perto de sua primeira vitória, Sexton ao menos conquistou seu primeiro pódio na classe 450. Certamente seu companheiro de equipe, Ken Roczen, terminou a corrida ainda mais decepcionado após uma péssima largada e a nona colocação ao final, perdendo sete pontos no campeonato para Webb, mas ainda mantendo o segundo lugar na classificação geral.

Nate Thrasher

A classe 250 Oeste revelou mais um novo vencedor com uma corrida dominante de Nate Thrasher. Mesmo com um lugar ruim no gate depois de conquistar sua vaga através da bateria de ultima chance, Trasher quase conseguiu o holeshot e rapidamente assumiu a liderança. Uma vez na frente, o piloto da Yamaha pilotou sem erros significativos durante os 13 minutos mais uma volta - uma redução de dois minutos na programação devido a chuva e lama do meio-dia.

Justin Cooper

O companheiro de equipe do vencedor, Justin Cooper conquistou o segundo lugar aumentando a sua vantagem na liderança do campeonato, sobre o terceiro Cameron McAdoo (Kawasaki). Cooper estava dolorido de uma queda na classificatória e se beneficiou de uma queda de Garrett Marchbanks (Yamaha) no final da corrida. McAdoo, que largou na frente, teve uma queda ao redor dos três minutos de corrida que acabou com sua chance de vitória, mas ele ainda se recuperou para completar o pódio.

Cameron McAdoo

Para o brasileiro Enzo Lopes a prova foi bem difícil. Depois de largar mais ou menos no meio do pelotão, o gaúcho não conseguiu avançar ou mesmo manter a posição, desta forma acabou na 18ª colocação somando mais 5 pontos no campeonato.

A segunda corrida em Atlanta será realizada na terça-feira, dia 13 de abril, e a terceira e última no sábado, dia 17 de abril.

Vídeos:



Resultados da 13ª etapa do AMA Supercross 2021:

Resultado da 13ª etapa do AMA Supercross 2021 - Categoria 450

Resultado da 13ª etapa do AMA Supercross 2021 - Categoria 250

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após 13 etapas:

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após 13 etapas - categoria 450

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após 13 etapas - categoria 250

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1