Blog MX1

AMA Supercross: Cooper Webb vence em Arlington e assume liderança do campeonato

Classe 250 Oeste registra o terceiro vencedor diferente em 3 etapas

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Align Media, Feld Entertainment e Divulgação

Cooper Webb

Supercross | 14/03/2021

O Monster Energy AMA Supercross abriu neste sábado (13) a série de provas em Arlingon, Texas, com Cooper Webb (KTM) vencendo e assumindo a liderança do campeonato na classe 450. Ao lado do novo dono do number plate vermelho no pódio da 10ª etapa, Justin Barcia (GASGAS) conquistou o segundo lugar e Jason Anderson (Husqvarna) o terceiro. Pela primeira vez, KTM, GAS GAS e Husqvarna, as três marcas diferentes do grupo europeu KTM AG, dominaram o pódio do AMA Supercross. Na terceira corrida da categoria 250 Oeste, Seth Hammaker surgiu como o terceiro vencedor diferente.

Justin Barcia

Apertada e técnica, a pista montada no AT&T Stadium exigia uma boa largada mais do que nunca e Cooper Webb tratou de fazer isso partindo na segunda colocação. Dean Wilson (Husqvarna) fez o holeshot, mas Webb ultrapassou imediatamente e não deu chance aos rivais escapando na liderança desde o início da categoria 450. Justin Barcia largou fora dos três primeiros e depois de cinco minutos ocupava o segundo lugar chegando a reduzir a diferença de três segundos para o líder nas voltas seguintes, mas Webb reagiu na fase decisiva voltando a ampliar sua vantagem.

Jason Anderson

Jason Anderson fez provavelmente sua melhor apresentação no ano. Depois de começar em oitavo, ganhou várias posições até passar por Chase Sexton (Honda) para conquistar o último degrau do pódio. Antes, pelo caminho, fez ultrapassagens agressivas em Malcolm Stewart e Dylan Ferrandis. O americano se precipitou na tentativa de dar o troco, tocou a traseira da moto do campeão de 2018 e acabou voando longe, caindo no concreto fora da pista já sem a sua Yamaha. Conhecido por jogar duro na pista, o francês foi vítima da mesma moeda e também acabou no chão e abandonou a prova após o contato com Anderson em uma saída de curva.

Ken Roczen

Ken Roczen (Honda) chegou ao evento como líder, mas sofreu desde a classificatória, onde teve um acidente, e na final, com um lugar ruim no gate, começou mal completando a primeira volta em 11º. Aos poucos o alemão ganhou posições até completar em sexto lugar, o que o deixou em segundo na tabela. O atual campeão Eli Tomac (Kawasaki), teve uma noite semelhante, com um cenário um pouco pior: de 16º ele avançou até a oitava posição. Depois de uma boa vitória na etapa anterior, Tomac perdeu muitos pontos importantes no primeiro de três eventos previstos em Arlington reduzindo sua chance de manter o número um.

Pela primeira vez, KTM, GAS GAS e Husqvarna, as três marcas diferentes do grupo europeu KTM AG, dominaram o pódio do AMA Supercross

 
A corrida da classe 250 Oeste teve uma surpreendente atuação do novato Seth Hammaker que largou na frente e liderou cada momento na primeira vitória da sua carreira. Não foi fácil, já que Jordon Smith, seu colega na equipe Pro Circuit Kawasaki, pressionou desde o início até errar e dar um passeio para fora da pista caindo para a terceira posição. Os líderes da série, Cameron McAdoo (Kawasaki) e Justin Cooper (Yamaha) começaram a corrida apenas no oitavo e nono lugares, respectivamente.

Seth Hammaker

Ambos progrediram lentamente, assim Hammaker consolidou a liderança e Hunter Lawrence (Honda) escapou na segunda posição. McAdoo alcançou o companheiro de equipe Smith ainda nas primeiras voltas e ganhou a posição quando este  escorregou em um pequeno salto e caiu forte. Restando uma volta e meia, Cooper alcançou e passou McAdoo que rebateu pouco depois em uma curva recuperando o terceiro lugar. Na penúltima curva, Cooper fez uma última tentativa, mas acabou indo ao chão, no entanto voltou rapidamente mantendo a quarta posição. Filho de brasileiros, Ramyller Alves conquistou a 13ª colocação da categoria.

Pódio da categoria 250 Oeste

O campeonato segue em Arlington nos próximos dias com a 11ª rodada na terça-feira e a 12ª no próximo sábado.

Vídeos



Resultados da 10ª etapa do AMA Supercross 2021:


Resultados da 10ª etapa do AMA Supercross 2021 - Categoria 450

Resultados da 10ª etapa do AMA Supercross 2021 - Categoria 250

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após 10 etapas:

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após 10 etapas - Categoria 450

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após 10 etapas - Categoria 250

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1