Blog MX1

AMA Supercross 2021: Novos vencedores na 16ª e penúltima etapa da temporada

Líderes a poucos pontos dos títulos após a primeira rodada em Salt Lake City

Crédito: Redação MX1.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Align Media, Feld Entertainment, Simon Cudby e Divulgação

Marvin Musquin

Supercross | 26/04/2021

No sábado (24), o Monster Energy AMA Supercross realizou a 16ª e penúltima rodada do campeonato em Salt Lake City, Utah. A prova não revelou os campeões da temporada 2021, apesar dos líderes terminarem a noite a poucos pontos dos títulos, mas foram agitadas e consagraram novos vencedores na temporada: Marvin Musquin (KTM) na categoria 450 e Jo Shimoda (Kawasaki) na 250 Leste.

Cooper Webb pressionou o companheiro de equipe na reta final da prova

Precisando diminuir a diferença na classificação geral do campeonato, Ken Roczen (Honda) largou na frente na corrida da classe 450, enquanto Cooper Webb lutava para se recuperar de um início na nona posição. Pior ainda foi o começo de prova para Justin Barcia com uma capotada após esbarrar em um bloco de espuma. Musquin partiu em segundo e viu Roczen escapar nas primeiras voltas, enquanto Eli Tomac, o atual campeão da categoria, brigava para entrar entre os 10 primeiros.

Cooper Webb está muito próximo do título

Webb subiu rapidamente para a quarta posição com Malcolm Stewart (Yamaha) logo atrás pressionando em uma disputa que rendeu momentos lado a lado. Mais a frente, Joey Savatgy (KTM) deixou o terceiro lugar escapar ao escorregar numa curva e Tomac fez o mesmo pouco depois complicando ainda mais sua corrida.

Malcolm Stewart

Ao redor da metade da prova, Musquin começou a reduzir a diferença para Roczen enquanto Webb ainda sofria com as investidas de Stewart, mas ao mesmo tempo se aproximava do terceiro colocado Jason Anderson (Husqvarna). A mudança no pódio veio com Webb superando o campeão de 2018 e Roczen caindo na saída de uma curva abrindo espaço para Musquin assumir a liderança.

Dylan Ferrandis

Webb seguiu acelerando o ritmo no final e ainda ameaçou a posição do companheiro de equipe, enquanto ambos encontravam vários retardatários pela frente. Musquin manteve a atenção até a bandeirada e confirmou a vitória, sua primeira desde 2019, com Webb colado em segundo e Stewart em terceiro subindo ao pódio pela primeira vez na carreira. Dylan Ferrandis (Yamaha) e Chase Sexton (Honda) completaram os cinco mais rápidos, enquanto Roczen fechou a etapa na sexta posição.

Chase Sexton

Mesmo se houvesse jogo de equipe entre os pilotos da KTM, Webb não garantiria o título antecipado, por apenas um ponto! Agora ele conta com 22 de vantagem sobre Roczen (a vitória vale 26 pontos) e ficou muito próximo da conquista no próximo sábado.

Jo Shimoda e Michael Mosiman

Pela classe 250 Leste, Jo Shimoda (Kawasaki) largou na frente e manteve o primeiro lugar, apesar das fortes investidas dos rivais durante os 15 minutos mais uma volta de corrida. Primeiro foi Michael Mosiman (GASGAS) que chegou a colocar meia moto na frente do japonês que reagiu e com um belo blockpass retomou a dianteira.

Jett Lawrence, Jo Shimoda e Colt Nichols no pódio

Ainda nos primeiros minutos, Jett Lawrence (Honda) ultrapassou Mosiman e colocou seu foco no líder. O australiano pressionou, mas Shimoda se manteve frio e não errou mesmo com os retardatários pela frente na estreita pista de Utah. Com sua primeira vitória no AMA Supercross, Shimoda se tornou o quarto vencedor na divisão este ano. Ele também fez história como o primeiro piloto japonês a subir ao pódio e adicionou o Japão à lista de países - 9 no total - que ganharam ao menos uma corrida do AMA Supercross.

Colt Nichols

Líder do campeonato, Colt Nichols (Yamaha), precisava abrir mais dois pontos de Shimoda para garantir o título, mas depois de largar fora dos cinco primeiros demorou para subir na classificação. Ainda assim conseguiu o terceiro lugar e vai com ampla vantagem para a decisão que será no tradicional formato Leste X Oeste.

Rice-Eccles Stadium, em Salt Lake City, também será palco da final do AMA Supercross 2021

Christian Craig (Yamaha), que também estava na briga pelo título, lesionou o tornozelo esquerdo e acabou abandonando a sua classificatória. Com isso a disputa ficou apenas entre Nichols e Shimoda que vão para a decisão separados por 23 pontos.

Martin Davalos se aposentou após 16 temporadas competindo no AMA Supercross

Outro fato importante do evento foi o anúncio da aposentadoria de Martin Davalos. Ele sofreu um acidente na sexta-feira que resultou em uma fratura de clavícula e uma concussão. O piloto equatoriano de 34 anos, que mudou-se para os Estados Unidos aos 15 e disputou o Supercross profissional por 16 temporadas, conquistou durante sua carreira cinco vitórias na classe 250.

A grande final, 17ª etapa da temporada, será realizada no próximo sábado, 1º de maio, também no Rice-Eccles Stadium, em Salt Lake City, Utah.

Vídeos:



Resultados da 16ª etapa do AMA Supercross 2021:


Resultado da 16ª etapa do AMA Supercross 2021 - Categoria 450

Resultado da 16ª etapa do AMA Supercross 2021 - Categoria 250

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após 16 etapas:

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após 16 etapas - categoria 450

Classificação geral do AMA Supercross 2021 após 16 etapas - categoria 250 Oeste

Notícias Relacionadas

CLASSIFICADOS EM DESTAQUE

VER TODOS

Blog MX1

ir para o blog

MIX MX1